Há uma idéia que é hoje consenso entre quase todos os teóricos da Filosofia Política. Todos chegaram a conclusão que o Socialismo, com sua proposta de estabelecer um modelo de relações econômicas entre as pessoas baseado na supressão da propriedade particular e de arranjos políticos fundamentados na igualdade política, acabou. E com isso, também entrou em
colapso a idéia de uma democracia igualitária. Somente dentro de algumas gerações, talvez, a humanidade encontrará energia para voltar a propor um modelo alternativo de pensamento político. O fato é que hoje, somente temos uma visão hegemônica para os arranjos políticos e econômicos. A democracia liberal, com sua proposta de economia de mercado e institucionalização da liberdade, venceu.
A hegemonia do pensamento liberal põe, entretanto, um grave problema para os intelectuais. Isto é, na falta de um pensamento alternativo, como fazer a crítica da democracia
liberal? De uma forma geral só nos resta como caminho, a via das críticas menores, das pequenas escaramuças, incursões ofensivas parciais e ficamos perdidos no chamado cinturão de proteção e nos ataques às teses secundárias que protegem o miolo, o ‘hard core’, do pensamento democrático liberal.
O debate na Filosofia Política, entretanto, não chegou ao seu fim. E a busca pela grande objeção capaz de acertar o centro do pensamento liberal se torna cada vez mais intensa. Nesse esforço, os intelectuais tem encontrado inspiração na retomada das grandes questões fundamentais do espírito humano.
O fato é que existem dois conceitos que, desde a origem da chamada civilização ocidental e cristã, estiveram na agenda das preocupações intelectuais das pessoas e foram objeto de muitas investigações. Trata-se das idéias de Verdade e Justiça. O que é a Verdade? Em que condições o nosso conhecimento pode ser considerado verdadeiro? E ainda, o que é a Justiça? Quando é que nossas ações podem ser consideradas como justas? Conhecer e Agir; idéias e ações; epistemologia e ética, parecem expressar duas dimensões importantes da existência humana.
O conceito de Justiça tornou-se particularmente importante desde o início do século XX. E os parâmetros do debate contemporâneo sobre Justiça foram estabelecidos por Hans Kelsen. Na sua obra "Teoria Pura do Direito", Kelsen alega que a discussão sobre a Justiça não pertence ao mundo das discussões da Ciência do Direito. Entretanto, ele constrói toda uma teoria da Justiça. Ocorre que, num primeiro momento, a "Teoria Pura do Direito" e as possibilidades de uma Ciência Positiva do Direito, ocupam os debates na Filosofia Política do início do Seculo XX. Posteriormente, as idéias de Kelsen sobre a Justiça ocupam o cenário dos debates, posto que não se consegue entender o Direito somente através de uma Ciência Pura do Direito. Nós precisamos da idéia de Justiça. Por outro lado, o conceito de Justiça pode ser entendido a partir de reflexões sobre o indivíduo, ou de considerações sobre a sociedade. Isto é, a Justiça pode se expressar na preservação da liberdade dos indivíduos, ou na construção das condições de uma vida social bem sucedida. É nesse sentido que vem o debate entre Liberais (Isaiah Berlin, John Rawls, Robert Nozick, R. Dworkin) e os Comunitaristas (M. Walzer, M. Sandel, J. Habermas e C. Taylor).

"Teorias da Justiça" e uma disciplina com a qual se pretende introduzir os alunos nesse debate.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

15 . AVALIAÇÃO FINAL DOS ALUNOS

Caros Alunos,

Conforme os termos dos acertos que fizemos a avaliação do desempenho dos alunos será o resultado de sua participação em diferentes tipos de atividades. Assim, participação no Blog (49% do conceito), apresentação de seminário (25%) e elaboração de um texto final (26%).

O texto final deverá ter, aproximadamente,  15.000 toques, ou 3 páginas de espaço 1, em arial 12, sobre o tema: "VERDADE E JUSTIÇA", para ser apresentado ao acesso público através de Google.Docs., cujo link deve ser apresentado no Blog  http://teoriasjustica.blogspot.com . (Os links deverão estar disponibilizados até o dia 17 de outubro, 24:00hs.).


Clique em Comentários e INFORME NESSE ESPAÇO:

1. Quais foram os COMENTÁRIOS que Vc. fez? Indique os TEMAS dos comentários.

2. Indique o AUTOR sobre o qual Vc. fez o seu SEMINÁRIO.

3. Forneça o link (endereço) para o Google Doc. onde seu TRABALHO pode ser acessado. Não esqueça de deixar o seu texto acessível para o público.

ATENÇÃO: envie somente um comentário com todas essas três informações. Caso Vc. cometa algum erro e precise corrigir, envie uma mensagem para o professor: luis.peluso@ufabc.edu.br


NÃO SE ESQUEÇA DE ACESSAR A POSTAGEM SOBRE AVALIAÇÃO E FAZER A AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA E A SUA AUTOAVALIAÇÃO.

TODOS ESSES PROCEDIMENTOS DEVEM SER FEITOS ATÉ AS 24hs. DO DIA 17 DE OUTUBRO - QUINTA-FEIRA.

O RESULTADO DAS AVALIAÇÕES NA DISCIPLINA "Teorias da Justiça" SERÁ PUBLICADO, ATÉ O DIA 23 DE DEZEMBRO - TERÇA FEIRA, NESTE LOCAL:




13. TEMA 10 - POSIÇÃO ORIGINAL E SITUAÇÃO IDEAL: HABERMAS VERSUS RAWLS

Caros Alunos,
Após ler o texto: "Teoria da Ação Comunicativa", de Jurgen Habermas
e examinar o meterial disponível nos seguintes endereços:
e
e
elabore seus comentários e envie para o Blog. Vc. tem até o dia 14 de outubro, segunda feira, as 24:00hs., para realizar essa atividade.

GRUPOS:

12. TEMA 9 - JUSTIÇA E ABSTRAÇÃO

 Caros Alunos,
Após ler os textos: "Prefácio", "Capítulo 1 - Igualdade Complexa", "Capítulo 3 - Segurança e Bem Estar Social", "Capítulo 4 - Dinheiro e Mercadorias", "Capítulo 8 - Educação" e "Capítulo 13 - Tiranias e Sociedades Justas" do livro: "The Spheres of Justice", de Michael  Walzer que estão disponíveis no endereço:
e examinar o material disponível em:
elabore seus comentários e envie para serem vistos pelos seus colegas. Vc. tem até dia 07 de outubro, segunda feira, as 24:00hs.,  para realizar essa atividade.
GRUPOS:

quinta-feira, 21 de julho de 2011

11. TEMA 8 - OS LIMITES DO LIBERALISMO

Caros Alunos,

Após ler o texto: "Justice and the Good", in "Liberalism and Its Critics", Sandel Michael J. (org.), New York, New York University Press,

disponível em:

http://www.4shared.com/get/XH_yDwlM/Michael_Sandel_-_Justice_and_t.html

e examinar os videos:



WHAT'S THE RIGHT THING TO DO EPISODE 1 : http://www.youtube.com/watch?v=kBdfcR-8hEY

WHAT'S THE RIGHT THING TO DO EPISODE 2: http://www.youtube.com/watch?v=0O2Rq4HJBxw

http://www.youtube.com/watch?v=GYgLvAMQHmo


elabore seus comentários e envie para o Blog. Vc. tem até o dia 30 de setembro, segunda feira,  as 24:00hs. para realizar essa tarefa.

(Observação: Para colocar legendas em português nos vídeos é simples, basta clicar em "cc" depois em "traduzir legenda". Escolha o idioma e bom divertimento. Apesar de não ser uma tradução tão boa, já há uma melhora significativa na compreensão do vídeo)


Grupos:

sábado, 16 de julho de 2011

10. TEMA 7 - LIBERALISMO E PROJETO ILUMINISTA

Caros Alunos,
Após ler os capítulos Cap. I, XVIII e XX  do livro: "Justiça de Quem? Qual Racionalidade?" , de Alasdair MacIntyre disponível em:

http://www.4shared.com/document/5fqooQwz/JusticaDeQuem.html?
escreva seus comentários e envie para o Blog. Vc. tem até o dia 23 de setembro, segunda-feira,  as 24:00hs., para realizar essa tarefa.

GRUPOS:

terça-feira, 5 de julho de 2011

9. TEMA 6 - A JUSTIÇA E A NEUTRALIDADE DO ESTADO

Caros Alunos,
Após a leitura de: "Introdução" (pp. VII até XXI), "Capítulo XII - Que Direito Temos?" (pp. 409 até 427) e "Capítulo XIII - Os Direitos podem ser Controversos?" (pp. 429 até 446) do texto "Levando os Direitos a Sério", de Ronald Dworkin,
disponível em:
elabore seus comentários e envie para conhecimento de seus colegas. Vc. tem até dia 16 de setembro, segunda-feira, as 24:00hs., para realizar essa tarefa.

Veja, ainda,

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-02122010-111403/pt-br.php

Dworkin é um crítico do Utilitarismo. Para entender melhor as críticas, veja:

 http://www.youtube.com/watch?v=-PL-Pkn7vQU&feature=youtu.be
GRUPOS: